O que é Leasing?

Leasing é um sistema de arrendamento mercantil, uma mistura de financiamento e sistema de locação, com opção de compra do veículo ao final do contrato.

Prazo de duração do contrato?
Os contratos têm a duração mínima de 24 meses, mas podem se estender por 30 meses, 36 meses ou 42 meses, conforme a negociação entre as partes.

Como funciona o sistema?
A financeira compra o veículo e o arrenda (repassa) ao contratante, que passa a pagar uma espécie de aluguel mensal. No leasing individual, o contratante escolhe o modelo do carro, o prazo de pagamento e o valor que deseja pagar. Se esse valor for muito baixo, sobrará um resíduo a ser quitado ao final do contrato.

Como são corrigidas essas prestações?
Os valores são calculados como num financiamento normal. Atualmente, a modalidade mais utilizada é a prefixada, que já embute os juros e tem as prestações fixas em real.

O que é valor residual?
É a diferença entre o valor total do carro e o valor efetivamente pago durante o contrato. O contratante, em alguns casos, é quem define de quanto deve ser essa sobra (resíduo). Na modalidade com valor residual garantido, utilizada nos planos oferecidos pelas montadoras, não existe resíduo ao final do contrato.

O que acontece no final do contrato?
Ao término do contrato, o contratante tem três opções: pode renovar o acordo, devolver o carro ou comprar o automóvel. Nesse último caso terá de pagar o valor residual, se houver. No sistema com valor residual garantido (ou seja, sem resíduos), assim que termina de pagar o plano o contratante fica com o veículo.

Quem está habilitado a fazer o leasing?
O leasing pode ser contratado por pessoas físicas e também por empresas.

Quais são as responsabilidades do contratante e da financeira?
Durante a vigência do leasing, o carro é de propriedade da empresa financeira. Nesse período, o contratante fica responsável pelo seguro, manutenção e multas incidentes sobre o veículo.

O leasing só se aplica a veículos nacionais zero km?
Não, ele pode ser utilizado para automóveis importados ou usados.

Quais são as vantagens do leasing?
a) Você recebe o carro praticamente no ato e começa a usufruir logo dele.
b) A outra vantagem é poder usar o veículo como se fosse um carro alugado.
c) Se não gostar do veículo, você o devolve ao final do contrato, caso não tenha optado por comprá-lo.

E as desvantagens?
a) Não é possível antecipar o pagamento das parcelas.
b) Em caso de dificuldades financeiras, o contratante não pode devolver o automóvel.